segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Egas Moniz
Egas Moniz, o aio, foi um rico homem portucalense que viveu de 1080 a 1146. Foi a quem Henrique de Borgonha, conde de portucale, confiou a educação do filho, Afonso Henriques, tarefa essa que lhe deu o seu cognome.
A lenda de Egas Moniz
A Egas Moniz terá sido confiada a tarefa de aio (educador) na “criação de D. Afonso Henriques”. Quando em 1127 o rei de Leão, Afonso VII, veio cercar D. Afonso Henriques na cidade de Guimarães, com forças muito superiores, reconheceram os cavaleiros Portugueses que o seu “rei” não poderia resistir-lhe. Foram por isso ter com o rei de Leão, e pediram-lhe que levantasse o cerco, prometendo que D. Afonso Henriques lhe prestaria vassalagem. Por essa promessa ficou responsável Egas Moniz. Como D. Afonso Henriques, por vários motivos, esquecesse a promessa feita pelo seu aio, Egas Moniz foi a Toledo acompanhado pela sua esposa e seus dois filhos, todos os quatro com uma corda ao pescoço, oferecer as suas próprias vidas ao rei de Leão.
Admirado com tão nobre procedimento Afonso VII perdoou-lhe, com palavras de muito louvor. Egas Moniz, com o seu exemplo, ensinou “que a honra vale mais que a própria vida”.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário